QUERO COMPRAR UMA REPRODUÇÃO DE UMA PINTURA DE OBRA DE ARTE, COMO FAÇO?

QUERO COMPRAR UMA REPRODUÇÃO DE UMA PINTURA DE OBRA DE ARTE, COMO FAÇO?

AS REPRODUÇÕES E O FINE ART

Todos nós sonhamos em ter em nossa residência, em especial na sala de estar uma reprodução de um quadro de um artista famoso, uma obra de arte que pelo valor e singularidade não podemos ter a original, mas uma reprodução de alta qualidade e definição. Atualmente com o avanço da tecnologia de impressão combinado a evolução na qualidade dos papéis para impressão “Fine Art”, ficou fácil adquirir essa tão sonhada obra de arte, e a sensação de ter uma obra que habita seu universo pessoal é fantástico. Imagine seu artista favorito na parede de sua casa?

SURGIMENTO

O termo “Fine Art” foi criado com a intenção de diferenciar as reproduções puramente artísticas das outras feitas com outro objetivo (comercial, memorial, etc). Pelo seu valor estético, representado por uma peça feita unicamente com técnicas avançadas e ao mesmo tempo artesanais (tendo em vista todo o cuidado necessário para esse tipo de impressão), pode ser considerado “Fine Art” o produto que respeita uma série de quesitos e certificações. As reproduções são feitas a partir da digitalização (fotografia) em alta resolução da obra original. Após a digitalização são impressos em um papel especial de tela CANSON por um processo de dispersão de pigmento mineral em tela CANSON, utilizando sempre o mais rigoroso gerenciamento de cor e equipamentos de última geração. Esta tecnologia é considerada pelos críticos de arte o que há de mais sofisticado em termo de reprodução de obras de arte e seguem padrões internacionais de qualidade (Museum Standard for Fine Art). Na Europa e EUA, a técnica é utilizada por museus, galerias e artistas de renome para tornar mais acessível a comercialização de obras de grande valor.

DICAS

Para você não se arrepender quando for adquirir sua primeira reprodução, seguem algumas dicas que elaboramos para ajudá-lo nessa missão:

1 — CERTIFICADO CANSON

Ao adquirir uma reprodução é necessário ficar atento ao tipo de papel a ser utilizado na impressão. A Canson é uma referência mundial em qualidade, uma empresa centenária que fabrica papéis e telas desde o século XVI. Ela desenvolveu uma linha especial para reproduções, possuem um melhor desempenho na captação dessas gotas de tintas minerais pigmentadas. O programa INFINITY: Certified Printig Program da Canson da CANSON confere credibilidade ao impressor/produtor dos materiais e segurança para aqueles que adquirem uma reprodução. Os requisitos, as regras, os deveres da CANSON e responsabilidade de ambas as partes mostra claramente a seriedade e comprometimento com a excelência e a alta qualidade de seus serviços.

2 — PAPEL DE ALTA QUALIDADE E DURABILIDADE

Para que sua reprodução tenha um tempo de vida útil maior é necessário um papel especial para essas reproduções de obra de arte. Na tabela da CANSON Infinity papers with Epson Inks, você poderá ter uma noção exata de como sua reprodução poderá durar muito mais tempo, desde que você faça a combinação perfeita entre papel e impressão. Papéis para “Fine Art” como Canson Infinity Aquarelle Rag lideram o topo do ranking e qualidade da marca.

 

3 — IMPRESSÃO

Além das adequadas manutenções nos equipamentos, ambiente e calibragem; o requisito do impressor das regras da CANSON nº2 é bem claro: “Somente trabalhar com impressoras e tintas pigmentadas originais de seus respectivos fabricantes, que estão inseridos dentro do programa (CANON®, EPSON® e HP®).” Além de utilizar apenas impressoras homologadas, a tinta utilizada é também de suma importância. No caso, a tinta pigmentada é a mais indicada. Para que você entenda, a tinta pigmentada mineral possui um alto grau de pureza e tamanho de partícula menor que 0,2 microns. A gota da tinta tem uniformidade com variação 0 de tonalidade. A cor do centro da gota é exatamente igual a extremidade sem a mínima variação. Essa característica ajuda a dar uniformidade as cores e melhora a impressão de pequenos detalhes.

4 — PAGAMENTO ON-LINE

Sempre optar por Websites ou E-commerces com formas de pagamento confiáveis e com a possibilidade de proteger suas compras no ambiente digital como Pagseguro , Moip e Paypal. O primeiro e o segundo para pagamentos feitos no Brasil, o terceiro para pagamentos internacionais. Caso haja alguma fraude com seu cartão de crédito ou própria conta bancária, você pode acionar esses portais e reverter a situação.

UM EXEMPLO:

LUCIANO MARTINS

No website do artista Luciano Martins temos um exemplo dessas reproduções Fine Art à venda aos seus admiradores. A loja de reproduçõesfunciona como um catálogo on-line onde as pessoas podem navegar nas 117 reproduções dos seus quadros, conhecer mais sobre o artista e se houver interesse adquirir uma dessas reproduções. Todas as reproduções vendidas vem acompanhas com um certificado assinado pelo próprio artista.

São obras que retratam o universo do artista, de váriados temas, releituras e homenagens a personagens da história, da música, da literatura e do universo pop. Seu atêlie é localizado na Lagoa da Conceição em Florianópolis e bem fácil de encontrar. Quando você entra na galeria quase não se percebe a diferença entre a reprodução e o original, tal a perfeição das impressões feitas pela equipe da galeria. Vale a visita.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bem amigos, chegando ao fim, gostaria só de lembrá-los que as reproduções dessas obras de arte não são meras cópias. São reproduções feitas como já dito, artesanalmente (com carinho e cuidado) com tecnologia de ponta (impressão e papel de qualidade superior). Sempre escolher o melhor em papel (CANSON) e impressão (CANON®, EPSON® e HP®), ter certeza dos certificados adquiridos pelo responsável pela impressão e observar se a loja dispõe de mecanismos seguros e confiáveis de pagamento. Certificado de que todos esses quesitos foram cumpridos, adquira sem medo sua reprodução e curta em sua casa, o prazer de ter uma reprodução de uma obra de arte.

About The Author

admin

No Comments

Leave a Reply