Blog

VOD e Streaming de Vídeo

Segundo o estudo Visual Network Index Mobile da Cisco até 2021 o tráfego mobile será de sete vezes, sem considerar redes de winternet e WiFi. Vários fatores estão contribuindo para essa tendência (4G, banda larga, WiFi públicos, etc), e também pela proliferação dos VOD (Vídeo On Demand) como Youtube, Vimeo e Netflix.

A facilidade de assistir séries, filmes, desenhos, documentários a partir de seu telefone , tablet, computador de qualquer lugar aonde você esteja mudou drasticamente os rumos da Tv por assinatura. A concorrência (NET, Vivo, Claro TV, Globo, entre outras) tiveram perdas significativas de assinantes o que m, mais que rapidamente, se adequaram a essa nova tendência e lançaram seus próprias plataformas de VOD para seus assinanates. Você não depender mais de uma grade de horários fixa de exibiçaõ dos filmes, pausar e continuar quando você quiser ou puder e claro a inexistência de intervalos comerciais faz com que essa tendência se torne cada vez mais uma realidade.

Um exemplo é que nos USA segundo a Folha de São paulo Online, os usuários da Netflix superou o número de assinantes de TV a cabo. Desde 2012 as TVs a cabo têm percebido essa têndencia e que culminou neste ano de 2017 um número de 48,61 milhões de assinantes de TV a cabo contra 50,9 milhões de usuários da Netflix. E não acaba aí, pois em 2018 a previsão é que os assinantes da Netflix ao redor do mundo supere o de clientes nos USA.

Os serviços de VOD ou streaming de vídeo vieram para ficar e são um dos principais causadores do aumento significativo da dados móveis em todo o mundo. Mas sem a evolução da telefonia celular e o aumento significativo de usuários talvez essa tendência de mercado não seria possível. A facilidade hoje de utilizar essa tecnoligia é evidente, pois como todos sabemos os smartphones de hoje são os computadores de hoje (sim, não de ontem), e demonstra que o conceito de mobile está mais do que solidificado, está na palma de nossas mãos.

No Comments

Leave a Reply